REPORTAGEM - DIÁRIO DO NORDESTE - 12 / jan / 2011

Feira da Indústria de Santa Quitéria começa hoje


Clique para Ampliar
Diversos setores da economia do Município de Santa Quitéria estarão presentes durante os dias de feira. Como no ano passado, a confecção será uma das atrações

12/1/2011
Na II Fecoisq deverá ser mostrada inovações e as potencialidades do comércio e indústria do Município e região
Santa Quitéria. A solenidade de abertura só acontece logo mais, às 19 horas, mas desde cedo a cidade vive a efervescência de um evento que mobiliza o comércio e atrai um público em diversos seguimentos. A II Feira do Comércio e Indústria de Santa Quitéria (Fecoisq) promete, para esses próximos dias, uma intensa movimentação, onde deverão ser mostradas as inovações e as potencialidades do comércio e indústria do Município e região. O evento conta com a parceria do Diário do Nordeste.

De acordo com o empresário Marcelo Magalhães, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) desta cidade, as expectativas para esta feira são as mais positivas possíveis. "Seguindo o exemplo da primeira edição, será um sucesso. Com a ampliação da feira em número de expositores, de 21 para 42, estamos esperando milhares de pessoas para participarem dos quatro dias da grande feira, que será acompanhada de várias bandas de forró e outras atrações", disse Marcelo Magalhães.

Durante o evento, que acontece na Praça da Matriz, haverá apresentação das bandas Forrozão Karkará, Arroxa, Saradões do Forró, Banda Evidências e o Humorista Luana do Crato. Consta na programação, elaborada pela CDL, mini-cursos, palestras, oficinas, workshops, atividades culturais e artísticas e gastronomia.

Organização
A Feira, que leva o nome do Comércio e Indústria de Santa Quitéria, conta com a organização da empresa Prática Eventos, e é patrocinada por várias instituições do Estado como: Banco do Nordeste, Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas, Sesc, Sebrae/CE, Sine IDT e, ainda, Fecomércio.

A loja de peças automotivas Tomas Autopeças participa pela segunda vez da feira. De acordo com a secretária da empresa, Cleciane Paiva, a Fecoisc é, na verdade, uma grande vitrine para quem expõe. "As vendas aumentaram após a nossa participação na Fecoisq.

Por conta disto, resolvemos participar pela segunda vez", disse Cleciane Paiva, que garante realizar uma exposição com todos os produtos disponíveis, além do envolvimento dos funcionários nos cursos que acontecerão durante a feira. O curso "20 dicas para os mecânicos", como exemplo, servirá para os profissionais da área detectarem pequenos defeitos num veículo automotivo sem o uso do equipamento adequado para o serviço.

Oportunidade
Para um dos diretores da Fecomércio, Raniere Palmeira Leitão, as feiras regionais devem ser vistas como oportunidades de fazer negócios e não só apenas para expor. "A confiança do consumidor está em alta. O número de autoconfiança nos últimos três meses aponta um índice de 59,9%. Nunca esteve tão bem como agora", destaca Raniere Leitão.

Ele ainda acrescentou que a Fecomércio, por meio das instituições que representa, estará oferecendo palestras, corte de cabelo, massoterapia e outros serviço em prol da população. A novidade ficará por conta da emissão da Certificação Digital para empresas locais.

A Fecoisq terá também outros atrativos. Além da discussão de temas importantes do agronegócio contribuindo para geração de emprego e renda, haverá a emissão de carteira do trabalho (no stand da CDL), palestras, oficinas, desfile de modas, apresentações culturais, agricultura familiar, blocos carnavalescos e o grande show de prêmios da CDL. "Micro-ondas, conjunto de sofá, sala de jantar, aparelhos de TVs, moto e vale-compras no valor de R$ 200,00 serão sorteados para quem participar do evento", destaca Marcelo Magalhães

Fique por dentro
Origem da cidade
O município de Santa Quitéria tem sua origem no século XVII, quando o português João Pinto de Mesquita, dono de terras e interessado em desenvolver a região, doou aos filhos um terreno para fixar residência. Com o aumento do número de habitantes, o arraial se transformou em Vila.

Em homenagem à Santa Portuguesa, a Vila ficou conhecida como Santa Quitéria. Um pouco depois, veio a igreja e a paróquia com o mesmo nome da santa. A imagem de Santa Quitéria, que até hoje está na igreja, veio de Portugal. Atualmente, a cidade tem mais de 4,2 mil quilômetros de extensão e cerca de 45 mil habitantes. A economia gira em torno do comércio, pecuária e também agricultura.

MAIS INFORMAÇÕES
II Feira do Comércio e Indústria de Santa Quitéria (Fecoisq)
De hoje até sábado - Praça da Matriz
Horário - 17h às 22h/ (88) 3628.0593

WILSON GOMESCOLABORADOR